segunda-feira, 13 de julho de 2015

Jason Voorhees

Você é um amante por Jason e seus maravilhosos filmes? SIM?? Então você vai adorar esse especial sobre ele



Jason Voorhees é um personagem fictício da série Sexta-Feira 13 (Friday the 13th). Apareceu pela primeira vez no filme Friday the 13th (1980) como o filho mais novo de Mrs. Voorhees, uma cozinheira de um campo de férias que se tinha tornado assassina. Em Friday the 13th, Jason é interpretado por Ari Lehman. Criado por Victor Miller, com contribuições de Ron Kurz, Sean S. Cunningham e Tom Savini, originalmente, não era intenção fazer de Jason o principal antagonista da série. O personagem tem vindo desde então a ser representado noutros média incluindo livros, banda desenhada, videojogos e num filme crossover, em que é protagonista com outro personagem icônico do cinema de terror, Freddy Krueger.
Jason tem sido primariamente o antagonista nos filmes, seja a perseguir e a matar outros personagens, ou actuando como uma ameaça psicológica para o protagonista, como em Friday the 13th: A New Beginning. Desde a interpretação de Lehman, Jason tem sido representado por múltiplos atores e duplos, por vezes por mais do que um de cada vez, causando controvérsia sobre a quem deveriam ser dados os créditos de representação. Kane Hodder é o mais conhecido a interpretar Jason Voorhees, tendo-o já feito em quatro filmes consecutivos.
A aparência física de Jason teve várias transformações, com vários artistas de efeitos especiais a deixar a sua marca no desenho do personagem, incluindo o artista de maquilhagem Stan Winston. O desenho inicial de Tom Savini tem sido a base para muitas das incarnações seguintes. A icónica máscara de hóquei foi usada pela primeira vez em Friday the 13th: Part III. Desde Friday the 13th Part VI: Jason Lives, os cineastas deram a Jason força sobre-humana, poderes regenerativos e invulnerabilidade quase intocável. Tem sido descrito como um personagem complacente e compreensivo, cuja motivação para matar tem sido citada como sendo impulsionada pelas ações imorais das suas vítimas e pela sua própria raiva por se ter afogado quando era criança.5 Jason Voorhees já foi protagonista em várias revistas de humor, referenciado em vários filmes, parodiado em programas de televisão, inspiração para canções e para a criação de uma banda de horror punk. Inspirados nos filmes Friday the 13th, empresas de brinquedos lançaram produtos baseados nas várias versões do personagem. A máscara de hóquei de Jason Voorhees é uma imagem amplamente reconhecida na cultura popular.
Em 1992, Jason ganhou o prémio Lifetime Achievement Award da MTV. Foi o primeiro das únicas três personagens fictícias a quem foram dadas este prêmio; os outros foram Godzilla em 1996 e Chewbacca em 1997. Jason ficou em #26 na lista dos "100 Maiores Vilões de Sempre" da revista Wizard e em #37 entre "100 Maiores Vilões de Sempre do Cinema", numa lista feita pelo site Games Radar.
 A marca característica do personagem é a utilização de uma máscara de hóquei para ocultar o rosto. Voorhees teria se afogado a 13 de junho de 1958, em Crystal Lake, por negligência dos monitores que cuidavam das crianças acampadas ao redor do lago. Pamela, sua mãe, era a cozinheira do acampamento, mas Jason voltou dos mortos para vingar a morte de sua mãe


Curiosidades 


  • Jason não mata crianças (embora no terceiro filme, Friday the 13th Part III, ele tenha matado uma mulher grávida). Quando se encontra com uma criança, geralmente ele a ignora. Na parte VIII, uma cena de flashback mostra que enquanto ele próprio ainda era criança, deu um susto numa menina que caiu no lago, mas a deixou ir embora. A única ocasião onde Jason ataca crianças é em um jogo lançado para nes, onde elas podem ou não morrer dependendo do desempenho do jogador.
  • No filme Freddy vs. Jason o personagem Freddy Krueger quase o mata afogado, explicando-se que como morreu afogado, Jason tem muito medo de água. Porém, em quase todos os demais filmes, é visto entrando diversas vezes na água, para aniquilar suas vítimas, como no caso da parte IV e VI (Quando pula no barco do personagem Tommy).
  • Jason tem 1,96 metro de altura e pesa 115 kg.
  • As vítimas prediletas de Jason são jovens instrutores de acampamento.
  • Sua arma favorita no começo de carreira era o facão, mas Jason nunca foi um assassino de hábitos. Hoje, usa o que encontra pela frente, de canos gigantescos, passando por martelos e machados e até chaves de fenda, mas excluindo armas de fogo e disparo, exceto uma vez em que ele usou um lança-arpão.
  • Jason só aparece pessoalmente no segundo filme. Mas há duas cenas do primeiro filme que o mostram. Na primeira, sua mãe Pamela Voorhees o vê se afogando no lago, enquanto ela tem um ataque de esquizofrenia. Na segunda, a personagem Alice tem um tipo de pesadelo com ele no qual o vê, ainda criança, tentando sem sucesso afogá-la (Alice é a única sobrevivente da chacina de Crystal Lake) no fim do filme. Dois meses depois (já no início de Friday the 13th Part II) Jason já adulto mata Alice em sua casa.
  • Só no terceiro filme (Friday the 13th Part III), Jason começa a usar a famosa máscara de hóquei (máscara do time Detroit Red Wings). Antes disso ele fazia uso de um saco de estopa com um buraco.
  • Ainda sobre o terceiro filme, Jason apresenta um rosto mais humano que nos demais filmes que se seguiriam, e ele também ostenta cabelo.
  • No quinto filme da franquia (Friday the 13th: A New Beginning), Jason novamente não é o assassino e sim Roy Burns; que após ver seu filho bastardo ser morto, tem um surto e usa a lenda de Jason para matar todos do Instituto de Saúde Mental Unger (onde seu filho era paciente), sendo que nessa ocasião a chacina não ocorre em Crystal Lake.
  • No nono filme da franquia (Jason Goes to Hell: The Final Friday), é revelado que Jason teria uma irmã, Diana Kimble. No primeiro filme, a mãe de Jason o chama de "minha única criança". Assim, provavelmente Diana é sua irmã só por parte de pai.
  • Tecnicamente, Jason "só" começou a ser ressuscitado a partir do sexto capítulo – apesar de ter levado um facão no ombro e uma machadada na cabeça, ele inexplicavelmente não morria. A partir de seu retorno triunfal (um raio atinge um pedaço de metal que atravessava seu corpo enterrado), o maníaco ressuscitou mais seis vezes, inclusive por uma garota paranormal (Friday the 13th Part VII), no espaço (Jason X) e pelo inimigo Freddy Krueger ("Freddy vs. Jason").
  • Não existe uma razão específica para o silêncio de Jason. Sabe-se que ele tem problemas mentais, mas a língua está lá. Ele certamente pensaria: "Minhas ações já falam por mim."
  • Apenas no nono filme Jason diz apenas uma única palavra em toda sua vida. Ao se ver cercado pela polícia, ele diz: "Hã?", antes de ser baleado. Porém no final do filme, quando está possuindo o corpo de um policial, ele diz uma frase a Jessica : " Hey Jessica, solte a adaga. "
  • Durante os primeiros filmes, Jason corre atrás de suas vítimas. Nas seqüências dos filmes, Jason andava ao invés de correr pois conhecia toda a região de Crystal Lake ao invés de suas vítimas que corriam sem rumo. Depois do oitavo filme (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan) Jason parece se "teletransportar" para perto de suas vítimas.
  • A única pessoa que Jason já chegou a amar é sua mãe, Pamela Voorhees. Após ser decapitada, Jason guarda a sua cabeça em seu barraco.
  • O pai de Jason é Elias Voorhees que nunca apareceu em algum dos filmes; no sexto filme (Jason Lives: Friday the 13th Part VI) Elias apareceria no final do filme no túmulo de Jason, mas a cena foi cortada.
  • É revelado dois modos de "matar" Jason. O primeiro (de Jason Lives: Friday the 13th Part VI) é "matar" Jason do mesmo modo e no mesmo lugar onde morreu originalmente (ser afogado no Lago Cristal). O segundo (de Jason Goes to Hell: The Final Friday) é destruir seu coração, o qual é habitado por uma criatura que tem a aparência de um verme gigante (que aparece na capa do filme) que só pode ser destruído por pessoas que tem o mesmo sangue de Jason correndo nas suas veias, como no caso da sua irmã Diane, sua sobrinha Jessica e sua sobrinha neta Stephanie Voorhees, fazendo o Jason ser soterrado pelas mãos demoníacas do inferno, na cena inicial do filme Freddy vs. Jason, quando o Jason é despertado pelo Freddy Krueger saindo debaixo da terra de onde foi morto no filme "Jason vai para o inferno".
  • Se estranha muito o fato de ninguém jamais ter tido a ideia de decapitá-lo, pois é obvio que ele não poderia viver sem a cabeça.
  • A localização exata do acampamento nunca foi revelada, mas sabe-se que o acampamento fica na cidade de Crystal Lake, em Illinóis.
  • A história de Jason mantém uma coerência maior nos oito primeiros filmes em que o personagem aparece, entre 1980 e 1989, embora várias situações fiquem sem explicação. Mas a partir de Jason Goes to Hell: The Final Friday, surgem contradições extremamente visíveis na história.
  • No oitavo filme, já em Nova York, ele pára por um instante para ver uma versão gigante de sua máscara num estádio de Hockey. Também chutou um rádio de uma gangue de rua que quando quis tomar satisfações, na hora ele se virou e ergueu a máscara, fazendo os caras desistirem e mesmo com uma enorme multidão em seu caminho, ele se concentrou só nos dois que estavam fugindo.
  • Jason praticamente é mais forte do que todos os assassinos famosos como Michael Myers






Essa é uma suposta entrevista com o Jason , alem de ser muito engraçada , ele não fala nada , como nos seus filmes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário