quarta-feira, 13 de maio de 2015

Chapelzinho Vermelho

O famoso conto, relata uma garotinha que está a caminho da casa da Avó para levar uma cesta de comidas, a pedido de sua mãe. No caminho, ela encontra o Lobo Mau, e a questiona para onde estava indo, toda inocente ela diz que estava a caminho da casa da vó doente. O lobo então, engana a menina e chega antes na casa da vovó e a devora inteira (ou simplesmente a tranca em um armário). Quando a Chapeuzinho Vermelho finalmente chega, ela encontra o Lobo disfarçado, e então ocorre o famoso diálogo “Que olhos grandes você tem”, "é pra te enxergar melhor"...E depois que parecia estar tudo perdido, um caçador, lenhador ou algo do gênero aparece e acaba com o lobo mau, salvando a pequena indefesa.

Esse conto foi muito difundido durante a Idade Média e, consequentemente surgiram uma infinidade de versões, a maioria delas, muito mais cruéis que a que conhecemos.


Na realidade, o Lenhador com seu ato heroico infelizmente foi uma invenção posterior, para abrandar a história. E assim como na maioria dos contos originais, as personagens principais acabam se dando mal, em quase todas as versões de Chapeuzinho, tanto a garota quanto a vovó não terminam em um final feliz.
Nas versões ainda mais antigas, o Lobo Mau chega antes na casa da Vovó, a mata e prepara a sua carne dura e velha, para depois convidar a Chapeuzinho para um delicioso jantar. E, claro, depois dessa nutritiva refeição o esfomeado também a devora.

Na versão de Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho – uma moça bem criada – pede instruções para o Lobo Mau para chegar à casa da Vovó. Ele ensina o caminho errado, segue a moça e a devora.

Existem ainda versões calientes desse conto, nas quais Chapeuzinho faz um strip-tease para o Lobo, e foge enquanto ele está distraído no mundo das luas. (como assim Strip-Tease?! Minha infância está sendo destruída).


Nas historias dos irmão Grimm , todas as 'princesas' da Disney , são macabras.
Os irmãos Grimm , foram os criadores de todas essas ''princesas'' , e todas elas tem uma historia assustadora.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário